Trocador de Calor Brasado AlfaNova
com brasagem em Inox

AlfaNova é um novo tipo de trocador de calor a placas (PHE), sendo o primeiro PHE no mundo a ser confeccionado 100% em aço inoxidável. 

Basicamente, esta revolucionária tecnologia, AlfaFusion, é a arte de unir componetes em aço inox. Os trocadores de calor AlfaNova podem ser aplicado em situações na qual é exigido um alto nível de sanitariedade, processos com amônia, ou em processos onde a presença do cobre e do níquel não são aceitáveis.

 Sua resistência à corrosão o torna amigável ao meio ambiente. É extremamente compacto se comparar com sua resistência a altas pressões e capacidade de transferência de calor.

Aplicações 

Refrigeração:
– Resfriamento de óleo
– Condensador
– Evaporador
– Economizador
– Dessuperaquecedor
– Sistemas de absorção

Como funciona

Material

Alfa Laval AlfaNova O trocador de calor com fusão consiste em placas de aço inoxidável corrugadas, uma placa de estrutura e uma placa de pressão. As placas de transferência de calor no pacote de placas são unidas usando a tecnologia AlfaFusion, um método exclusivo de unir componentes de aço inoxidável que é uma patente da Alfa Laval.

Projeto

O projeto brasado mantém o pacote de placas unido internamente com pontos de contato, dispensando qualquer necessidade de estruturas de placa externas em pressões de projeto de até 70 bar / 1015 psi. Distribuir a carga por muitos pontos de contato separados oferece excelente resistência à fadiga por pressão. E como todas as peças principais são feitas do mesmo material, esse design é termicamente eficiente, além de ser à prova de choque e ter uma resistência mecânica totalmente equivalente a qualquer contraparte soldada.

O trocador de calor funciona com base em dois meios em diferentes temperaturas fluindo em ambos os lados de finas placas de aço inoxidável corrugadas empilhadas uma em cima da outra. O desenho dos canais entre as placas, juntamente com portas de entrada e saída colocadas nos cantos, faz com que os dois meios fluam por canais alternados, sempre em contra-corrente. A mídia é mantida dentro do pacote de placas por um selo de fusão ao redor da borda das placas. Os pontos de contato das placas também são colados com a mesma tecnologia, reforçando a embalagem contra a pressão do meio interno.

O fluxo contra-corrente torna possível extrair o calor de forma eficiente, mesmo quando existem apenas diferenças extremamente pequenas entre as temperaturas do meio quente e frio. Isso resulta em uma economia notável nos custos de energia.

alfanova HIW 150x225